quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

o 'pater familias' (e a corrupção). África ensina-nos

 
de África, sabe-se, veio a espécie humana. que depois se espalhou pelo globo, pigmentou-se e adquiriu características físicas e sociais conforme uns dois ou três milhões de anos de desenvolvimento regional ditaram - as 'raças', até chegarmos a este "melting pot" que nos faz o que somos: diferentes, mas de matriz única: a Humanidade. é a antropogénese, é a nossa História.

e África não pára. ensina-nos. dá-nos matrizes, dá-nos esperanças. a parvoíce chauvinista norte-caucasiana faz hoje parangonas em jornais (e nas 'redes sociais'...) em como um país africano de nome com sons exóticos nos ultrapassa no índice de 'menor corrupção', como se tal fosse a vergonha suprema. discurso feio pelo que radica sob a sua pele, a pigmentação moral. mentalidades que não se abandonam facilmente. infelizmente. mas enfim...

Roma, o grande Império Romano, a par da civilização grega e dos ideais da revolução francesa um dos baluartes do que somos, a dita Civilização Ocidental, possuía no seu escalonamento social e como figura máxima da instituição Família o "pater familias", consagrado até no seu Direito. dele, Direito Romano, emanou muito do nosso actual. bebemos nele muitos dos conceitos que são trave e varão do nosso, e o estudo do direito romano ainda é considerado indispensável à correcta compreensão dos sistemas jurídicos de hoje.

esta seca toda como introdução ao filminho-documentário que agora peço que vejam. com mente aberta. olhando (novamente...) África como fonte. abusando do paralelismo fácil e a jeito de piadola, de (me/nos) interrogarmo-nos se este será o [natural] sucedâneo do 'pater familias' romano. interrogarmo-nos igualmente se, de África, virá em nosso benefício mais do que o bom exemplo de desenvolvimento e práticas anti-corrupção do Botswana. Angola, tão mal classificada nesse índice - 157º lugar - tem outros onde dá cartas: do seu Sul, a rasar o deserto de Namibe, o sr. Tchicuteno explica como. aprendamos, irmãos! sem stress... :-)
 
 
 

Sem comentários: