...voltando aos carros: o Porsche 909 'Bergspyder' (clicando nas fotos do site linkado, elas aumentam).
um peso-pluma que voava serra acima - foi construído para participar em rampas - e espalharia pós tóxicos em todas as curvas se os discos dos travões não tivessem sido cromados previamente: eram feitos em berílio, para diminuir o peso. assim como para diminuí-lo, o depósito de combustível só comportava 17 litros: o suficiente para a subida a esgalhar e para o balanço para a descida, finda a prova. a obsessão de Ferdinand Piech (neto de Ferdinand Porsche, pai deste projecto e doutros, como o enorme e arrasador 917) com o peso era tal que... leiam esta pérola:
"Illustrative of his obsessive approach was the method by which Piech made sure that the mechanics had not used a single steel screw or nut; he went over the entire car with a magnet."
e assim se ficou nuns incríveis 385 kgs.
um peso-pluma que voava serra acima - foi construído para participar em rampas - e espalharia pós tóxicos em todas as curvas se os discos dos travões não tivessem sido cromados previamente: eram feitos em berílio, para diminuir o peso. assim como para diminuí-lo, o depósito de combustível só comportava 17 litros: o suficiente para a subida a esgalhar e para o balanço para a descida, finda a prova. a obsessão de Ferdinand Piech (neto de Ferdinand Porsche, pai deste projecto e doutros, como o enorme e arrasador 917) com o peso era tal que... leiam esta pérola:
"Illustrative of his obsessive approach was the method by which Piech made sure that the mechanics had not used a single steel screw or nut; he went over the entire car with a magnet."
e assim se ficou nuns incríveis 385 kgs.
ah! ainda houve outro 'Bergspyder', o 910-8. mas este, o 909, tem uma história mais gira embora seja tão feio como uma orca que passou pela máquina de espremer bacalhaus.
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