sexta-feira, 11 de março de 2011

uma receita de guizado, duas pilas e macadame


"Na Austrália, durante os últimos dez anos*, foram mortos mais de vinte e cinco milhões de cangurus. (...) Para justificar o massacre, os Australianos evocam os estragos que o voraz marsupial provoca nas culturas: não sem motivo, acusam-no de devorar os tenros rebentos das culturas em crescimento**. (...) come-se a sua carne, da cauda sobretudo, extremamente saborosa, e a exportação de conservas de carne de canguru contribui notavelmente para o equilíbrio da balança comercial australiana.

Mas talvez esta ferocidade se baseie numa outra razão menos confessável, já que acentuaria simultaneamente um curiosidade malsã e uma inveja pura e simples: digamo-lo claramente, estes mamíferos primitivos, que são os cangurus, têm a particularidade de possuir dois pénis! Assim o diz Henry Miller, no 'Trópico de Câncer', com uma ponta de inveja:
«O canguru tem dois pénis, um para os dias de semana, o outro para os feriados.»

Os Australianos, aborígenes ou não, consideram que a cauda do canguru possui extraordinários poderes afrodisíacos. Justamente. E também é justamente que eles temperam este pedaço real com noz de macadame, fruto de uma pequena árvores de folha persistente que cresce na costa nordeste do seu continente.

A noz de macadame deve o se nome ao químico McAdam, o inventor do sistema de empedramento das estradas também baptizado com o seu nome. Misturada com a cerveja australiana, constitui um dos filtros de amor mais consumidos na ilha. Certa receita, da qual os aborígenes guardam o segredo, preconiza a sua mistura com o mel da região, opaco e espesso, para confeccionar uma máscara de beleza que que amacia a pele. Introduzida na Polinésia, em finais do século XIX, a noz de macadame também aí é muito apreciada pelos indígenas, pois
«serve para a beleza e para o amor». Uma vez que esta utilização nos interessa ao mais alto ponto, façamos uma paragem imediata sobre este:

GUISADO DE CANGURU COM NOZ DE MACADAME



Para 2 pessoas

350 g de carne fresca de canguru
(incluindo os dois pénis do animal)
farinha
óleo de palma
3 cebolas
50 g de noz de macadame moída
toucinho
alho
piripiri

Corte a carne em pedaços e passe-os, tal como os dois pénis que este animal possui, por um prato de farinha.
Prepare um picado com as cebolas, o toucinho, o alho e o piripiri.
Ponha óleo de palma a aquecer numa grande frigideira e frite a carne em lume vivo.
Assim que os pedaços de carne estiverem bem dourados, panha-os num tacho com o picado de toucinho e a noz de macadame, cubra com água e deixe cozer durante bastante tempo."



bom proveito. depois contem... ;-)

in Cinco Mil Anos de Cozinha Afrodisíaca, Pino Correnti, ASA, 1994, que logo à entrada trás esta

NOTA DO EDITOR FRANCÊS

Em doses excessivas, certos ingredientes mencionados nas receitas podem ser tóxicos ou ter efeitos secundários desagradáveis. O editor declina qualquer responsabilidade em caso de incidente após a sua ingestão.

incidente? "incidente"? o gajo é parvo! humpf



* a edição original deste livro, nas Éditions Robert Laffont, S.A., é de 1992;

** Bill Bryson, no seu Na terra dos cangurus, relata o problema da convivência entre as duas necessidades, incompatíveis: a preservação do esforço e salvaguarda do investimento, as culturas; e a manutenção integral das espécies selvagens.
ou que assim se tornaram: diverso, quer pela dimensão da chacina, quer pelos prejuízos causados, é o dos coelhos, que nunca existiram naquele continente antes da chegada do homem europeu. duma 'importação' dalgumas dezenas para fins venatórios, então soltos para reprodução, calcula-se que hoje atinjam... centenas de milhões. com as consequências que calculamos.

2 comentários:

Anathelion disse...

Oh CG eu tenho ca para mim que os asiaticos sao todos uns tarados. Das minhas andancas por la, tudo o que comem dizem eles ter propriedades afrodisiacas.... Dada a quantidade de gente que proliferam, se calhar tem razao, mas eu acho que e' mais uma questao de fe e de desculpa: "Oh querida desculpa la ter-me metido com aquela miuda, mas comi muito canguru ao jantar..." pois, pois

PS: tendo dito isto, a carne e' bem boa; do resto nao notei diferenca

Carlos Gil disse...

... pois eu ainda não a provei. será por isso que sou somente 3 avos de êxtase, tarado? :-)))

o meu ps: à falta de melhor, até na sopa de cebola ponho Tabasco! ;-)