quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

insónia vs sono exagerado


acabo de receber um mail acerca da (possível) ligação de distúrbios físicos com razões de foro psíquico. nada de novo por aqui: já são conhecidas muitas.

mas reparo nesta - de que felizmente não padeço: pelo contrário, mal durmo:


"Uma necessidade exagerada de dormir suscita as seguintes questões:

1 - Ando fugindo da actividade, da responsabilidade, da consciencilização?

2 - Vivo num mundo quimérico e tenho medo de acordar para a realidade da vida?

3 - Escondo-me do fracasso, acreditando que dormindo ele não existe? E repito a evasão continuamente, sem enfrentar as causas - acordando?"



depois o inverso - o meu caso:


"A insónia deve servir de motivo para fazerem-se as seguintes perguntas:

1 - Até que ponto dependo do intelecto e da observação?

2 - Acaso posso me desapegar das grandes paixões?

3 - Como desenvolvo a minha capacidade de entrega, e satisfaço a minha sensação de carência numa confiança básica?

4 - Quão grande é o meu medo da morte? Já me reconciliei o suficiente com ela?"



tenho de matutar nisto tudo....


(imagem gamada algures na net)

1 comentário:

lua vagabunda disse...

Muito agradecia que, se chegar a qq tipo de conclusão, mo faça saber por esta via ou outra que entenda como conveniente.
Despedi o meu psicólogo há cerca de um mês...ando deveras preocupada em saber se ele continua a ler (e a gostar) de Saramago... [devo acrescentar que o dito é holandês].
Mas o meu verdadeiro problema é saber como lidar com esta coisa dos sonos .... de facto, já nem sei muito bem se estou acordada ou a dormir e o pior é que isso não me interessa nada...
Muito grata, receba os meus votos sinceros de boa noite (seja lá isso o que for...)