domingo, 19 de outubro de 2008

estiloso


Todos os países "fabricantes" têm os seus carros-ícone. O Beetle, o Mustang, o Fiat 500, etc etc. Quanto à França há opiniões divididas, mas valha que caia para que lado cair a clientela a alavanca das mudanças é igual nas duas opções de carro-bandeira franciú: quer o Renault 4 quer o Citroen 2 Cavalos têm a mesma geringonça de "puxa-empurra" no tablier para com muitos arranhanços lá irem indo como foram e andaram durante décadas. Indo, porque ainda andam. Se na altura eram o carro dos jovens e dos menos jovens tesos hoje uma R4 ou um 2CV conservadinhos à maneira fazem mais sucesso num desfile à beira-praia que um "banal" Audi, Passat, bêéme ou coisas assim assim a pagar em sessenta meses e cada um deles a gani-lo.

Porém há outro 'mercado'. O dos que procuram a originalidade e pagam-na com cheques daqueles que nem aquando do reembolso do IRS se vêm. Pior que comprar um quadro para encher a parade da sala da moradia na 'linha', pois este quadro além de pedigree e assinatura, rola e é portanto parede ambulante de salão de casa rica. E, quando se trata de 'coisas de artistas' todos temos uma costela-Berardo e havendo carteira arraçada da dele, não fosse as rodas num carro estarem sempre no lado de baixo por razões de operacionalidade, e o 'quadro' era pendurado na parede de cabeça para baixo ou de lado, conforme desse mais jeito para acomodá-lo ao lado das fotos dos filhotes e ai de quem reparasse e dissese algo. Artista é artista, e venha o primeiro que diga mal da pila do Cutileiro.

Tanta volta para dizer que o Citroen 2CV acima retratato (clicar na foto, por favor) é uma produção Andy Saunders e tem como inspiração tão óbvio o cubismo picasseano que lhe adopta o nome: sobre um chassis de 1938 do "dois cavalos" construiu-se o "Citroen 2CV6 "Picasso Citroen" by Andy Saunders" que, calcula-se, valerá nas casas de leilões especializadas o número redondo ou aproximado de um milhão de libras de Sua Majestade, aquelas notitas que ainda são mais escassas e caras que os €uros. Ou seja, se o money nos bancos não está seguro e nas paredes já não cabem mais bugigangas, mete-se o money na garagem para não vir o bicho-papão do subprime e comê-lo.

Uma espécie de "press release" conta assim:


(from AndySaundersCustoms.co.uk) Inspired by Picasso, madcap mechanic Andy Saunders from Poole has created a modernist masterpiece from his old Citroen 2CVPOOLE car nut Andy Saunders has spent six months turning a 2CV car into a bizarre work of art - after being inspired by Picasso. The tiny French motor is now an artistic masterpiece after the multi-coloured makeover and abstract alterations. It is still fully roadworthy and capable of hitting 65mph and has been renamed Picasso's Citroen. Andy decided to create an asymmetrical and abstract vehicle after seeing paintings by the Spanish cubist Pablo Picasso. It was officially launched at the Goodwood Festival of Speed 2007. The madcap mechanic tried to cross the divide between car design and art - and now believes the mobile sculpture could be worth over a million pounds. The mechanical masterpiece was inspired by Picasso's Three Musicians and his portrait of Dora Maar. Andy has done his best to alter all symmetry and says the more you study thecar, the more quirky things you can see. The 44-year-old added: "I decided to try and blur the line between car design and art by using Picasso as inspiration."



(foto do pópó e demais info daqui. )

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