quarta-feira, 3 de julho de 2013

a memória


com um atraso de seis anos chegou-me às mãos o "Memórias em voo rasante", as memórias políticas do general Jacinto Veloso. general Jacinto Veloso que, entre outros elevados cargos, foi director do SNASP - Serviço Nacional de Segurança Popular, nos "anos de chumbo" moçambicanos, o período pós-independência em que as privações do povo iam além dos bens materiais.

acerca disso a memória do general é inócua (para si), e breve, excessivamente breve. meras meia dúzia de linhas e que são vagas, chutando os excessos para a saca larga dos circunstancialismos históricos. o general merece o cognome de "não se lembra de nada". escreve, escreve, e não se lembra de nada. a memória selectiva é um nojo.

porém há mais registos que falam. além das nossas memórias pessoais, cada ano que passa mais grisalhas, distantes, já quase só um ricto duro e silencioso quando recordamos. este filme - que não vi, mas que pela visualização do trailer e do que li acerca dele, é dos tais a ver nem que chovam pregos -, do moçambicano-brasileiro Licínio de Azevedo (também autor dum bom romance centrado nas dificuldades do período da guerra civil moçambicana, "Comboio de sal e açúcar", edição da Ndjira), este filme, dizia, são imagens além das imagens. avocam as nossas próprias. dói.

e lembrei-me do general


Sem comentários: