sábado, 25 de fevereiro de 2012

os nossos sofás de intranquilidade


a saúde dos idosos é um constante Ai Jesus. à minha frente, no sofá da sala, a minha mãe acaba de reclamar por mais uma manta por estar cheia de arrepios: acordou adoentada e até já desmaiou. de olhos fechados vai enchendo os nossos medos residentes de ais. são os nossos idosos, e os medos acordam sempre que eles adoecem.

Mandela também está a reclamar por um aconchego, por uma manta. Madiba é de todos nós, eu acho que é nosso familiar colectivo. não sei se a minha geração conheceu outro homem tão grande. eu acho que não. não teve ais mediáticos quando tinha todas a legitimidade em tê-los e soltá-los de forma a que ninguém os ignorasse. sossegou-nos medos colectivos com uma formidável lição sobre o perdão e a reconciliação. é nosso, Nelson Mandela, Madiba, é familiar de todos nós, é um velhinho que com gosto e até amor gostaríamos de ver nos nossos sofás. e chegávamos-lhe uma manta, tudo que nos pedisse.

tudo que nos pedisse: os ais são nossos, os medos são nossos. dos nossos.

Sem comentários: