domingo, 18 de dezembro de 2011

o meu avô Domingos e as agências de rating

num mundo onde cada vez mais o grátis é só domínio do virtual (quase), o capataz-gestor duma gigantesca cooperativa de machambeiros de sofá arrecadou uma camioneta de notas ao sujeitar à gula dos 'investidores' a fauna e flora que outros tratam e cultivam, graciosamente e com horários esclavagistas.

eu não sei o que pensam disso as agências de rating, mas o meu avô Domingos, que era marceneiro na Borralheira e trabalhava com as mãos, não auguraria grande futuro nem ao negócio nem ao investimento.

entretanto, o sr. primeiro-ministro acabou de nos avisar em como dentro de vinte anos o valor das reformas será de metade das actuais, e aconselhou os que têm em vista tal baliza a começarem já a poupar. os políticos são sempre optimistas, quando se trata do futuro, e também um bocadinho tontos quando olham para as nossas carteiras, no presente.

no tempo do meu avô Domingos, que morreu velhinho e sem reforma, toda a aldeia tinha machambas e, se as mesas não eram ricas, as batatas e as couves eram reais. o resto era uma miséria mas as sopas eram reais e dignas dum triplo A.

daqui a 20 anos isto será tudo tão moderno, tão avançado, que as sopas serão grátis e nem precisarão de colher: olham-se com desvelo, e ficamos todos de papo cheio. eu não sei o que os historiadores do rating histórico dirão desta época de tontos, mas suponho que concordarão com o meu avô Domingos: lixo: 767 milhões de exemplos em como se cultivam futuros meios pratos vazios.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom Carlos Gil, muito bom. Estou farta de rir a gargalhada, embora com algum amargo de boca. Talvez dos nabos, va-se la saber...
AL (tenho que comentar como anonima porque nao o consigo fazer de outra forma, mas a gente conhece-se)

Carlos Gil disse...

LOL

não te imaginava com um rato em feitio de enxada na mão, AL! :-))

ao meu avô dava-lhe a travadinha se soubesse como se derrete o caroço que tanto falta! ai dava dava...

beijito :-)

IO disse...

Já cá não vinha há uma porrada de tempo, mas hoje deu-me a nostalgia do 'tempo' dos blogs e paro aqui para te dizer que gostei de ler este 'post'.
Um beijo e bom ano,
muf'

Carlos Gil disse...

beijão, mufana :-)
não tenho vindo aqui, sorry...