quinta-feira, 9 de outubro de 2008

aforismos do momento


A História só é reescrita por quem ou teme a verdade ou está cego pela luz ou pelas sombras dum momento. O Tempo gosta de confirmá-lo, seja na História dos Povos ou na das Pessoas individuais. E as linhas ficam claras, legíveis de verídicas.
Das datas e das cerimónias: das poucas que não se agendam sobressaem os funerais: acontecem. Mas em sobreposição de datas há que comparecer nos dois lados. A morte não apaga o vivido: é ele a tal História.
Os posts? tanto acontecem no momento como se programam. Uns e outros são História, pázadas da verdade do nosso blogue da nossa vida. Isso torna-os intocáveis como se fossem campas, sem a profanação de páginas arrancadas.
O Agora não muda uma vírgula ao Antes pois nem o morto ressuscita nem os méritos da obra em vida o acompanham na tumba. Sem borrachas ou photochop é essa história a nossa Memória: sagrada, improfanável.



(imagem a que não googleresisti, abusivamente cobiçada aqui. deculpa lá, ó pá, mas ela é linda e tou-te a linkar... :)

2 comentários:

Frankie disse...

Saudades suas...

Passei para sorrir e para me rir um pouco, pois claro!

Um beijo*

Carlos Gil disse...

o puxão de orelhas é merecidíssimo, Frankie... por vezes os marinheiros zarpam em viagens com rotas precipitadamente traçadas e desorientam-se por falta de faróis-guia. estou de volta ao meu porto, em breve atracarei. obrigado por estares no cais :)