sábado, 7 de junho de 2008

eu, a bola e o Inferno



não sou ferrenho do futebol. aliás, raramente tenho paciência para aguentar 90-noventa-90 minutos a olhar para aquela parvalheira - que a é quase sempre. se numa 'época' vejo um, dois jogos inteiros, será muito. às vezes até penso que podiam dar só os golos e estava a despesa feita... até porque desconfio muito daquilo, acho-a coisa meio amaricada pois os gajos servem-se do pretexto dos golos para andarem aos beijos e a apalpar o rabo uns aos outros.

também não sou um nacionalista adicto, tipo bandeirinhas, futebóis e hinos. que os deuses me livrem de tal pacóvice histérica. gosto de cá andar na generalidade e queixo-me do que tenho de me queixar, assim como me agrada o que agrada a todos que sabem olhar, cheirar, sentir. há cá mais que Mar e Sol. mas não vejo nisso razão para andar aos berros ou - o caso - comprar um cachecol e pôr-me apalermado em frente ao televisor. gosto mais de bejecas, se é para figuras tristes.

mas há jogos em que gosto de estar "um olho no burro, outro no cigano". quando (raramente) dá o meu Belenenses na tv, quando é um dos tais duelos de fazer gemer de paixão e ódio meio país, e nalguns jogos da selecção. poucos, mas alguns aguento-os mesmo. em 2004 consegui ver três ou quatro inteiros, e quatro anos depois não me arrependo: se vier a ter netos dou-lhes uma seca a contar-lhes dos penaltys e do Ricardo ou, não os havendo, daqui a vinte anos 'escrevo' sobre isso, quando já ninguém se lembrar :-)

hoje é uma merda. no anfiteatro da Biblioteca, às 21.30, há um concerto de malta porreira, coisa que imagino futurista pois é tipo som + imagem, e eu fui convidado pessoalmente. primeiro por mail, e depois recordado cara-a-cara. e o jogo a começar às 19.45. o que com intervalo e 'descontos' leva-o para, a correr normal, lá para as 21.40. moro praticamente ao lado da Biblo e em dois minutos ponho-me lá. mas vou chegar atrasado. a não ser que a meia hora do fim já estejamos a perder ou a ganhar por cinco a zero. o meu problema certamente é o de muitos: a hora não foi pensada em 'futebolês' e a realidade é que esse é um dialecto com forte implantação popular.

este, por ter a mística do primeiro jogo, é dos tais em que estarei a fazer a minha vidinha, a escrever(-vos) e loar(-vos) os lindos predicados que pôem-me a suar fininho*, mas quero ter o tal olho no burro e o segundo no cigano: a tv ligada e o som quase em off, para quando o locutor ficar histérico mandar-lhe a tal mirada estrábica e mandá-lo à merda ou arregalar o olho torto.

à hora ou atrasado, lá estarei. temo é que seja na segunda hipótese e disso vou já dar e-notícia para ela, a «avisadora», não pensar "andei a gastar o meu latim em mails e aquele desgraçado nem cá meteu os butes, e ainda por cima ontem falamos nisso! sacana! nunca mais te aviso de nada nem te mando anedotas giras!". enfim, julgado e condenado à revelia, depois a cumprir pena e a coçar o cocoruto a ver se descubro o porquê...



* suar fininho é delicioso. um bocado sofrido mas o tsunami de pensamentos que-não-se-contam alaga-me e nado neles que nem o Mark Spitz em Munique, '72. puro gold. enfim, são coisas do Frei, esse alter ego que me atormenta neste vai-vem interno e eterno, entre a Tentação que me levará aos urros pra dentro do caldeirão recheado de febras e mais pecados, e a Remissão que dele me pode salvar mas condenando-me a missas e dieta de sopa de lentilhas nos recônditos da minha cela para toda a eternidade... lol

EXEMPLO PRÁTICO: o jogo já vai com 33:36 e até assisti a um golo nosso (mal) anulado, uma bola no poste deles, e... entretanto fui e vou escrevinhando!
........................
AINDA A TEMPO: o concerto foi impecável. abençoada hora em que o músico & compagnons de route, após árdua tarde de mui e esforçado trabalho, decidiram ir jantar e ver o final do jogo, e abriram o tasco meia-hora mais tarde. avé!
........................
AINDA MAIS A TEMPO: afinal o golo foi bem anulado. também não fez falta, mas compunha mais o brilho do score-ramalhete.

Sem comentários: