quinta-feira, 19 de abril de 2007

d'Almeirim

a sopa da pedra é mais leve quando em animada companhia. não é caldo que se compadeça com repastos solitários. feijão, batata e enchidos temperados ao que dizem ser segredo mas eu sei, só se degusta e desmói dando-lhe a honra de tchin-tchins em vinho tinto e muita bula-bula de boa casta. tenho alguns em olho para breve. ’07 mostra-se ano de grande colheita, “pão e vinho sobre a mesa” que sopa de pedra e boa companhia tem sido ementa repetida, uma coluna de valores cheia dos melhores algarismos entre todos: o relacionamento humano, olhos nos olhos ou “vis a vis” como diz a outra, mas eles sabendo o quanto conta cada silêncio escrito, os pensamentos falados no tic-tac dum teclado, que as rugas escondem sorrisos e eles brigam por espreitarem, cansados de não serem ‘ouvidos’. é aqui que entra a sopa, e podia ser uma caldeirada se fosse na Nazaré. o segredo da dita é sempre o reforço dos sentidos do aroma e paladar, lendas e mitos e ervas aromáticas, a pedra é facultativa mas todos gostamos de a encontrar: preenche um dos mais fortes sabores, a fábula onde os reinos mineral e animal se sentam à mesa, colher garfo copo e corpo ao serviço do ronronar da mente, ela de babete quando assim em confraria. no “diário” de volta não volta frequentar essas mesas, o caldo da pedra não me atrai mais que, estando o tempo a recomendar um caldo quente, o de peixe, uma rica sopa de peixe. mas, dou por mim sempre em sugerir a sopa de pedra quando por cá passam olhos que estão é atrasados na chegada ao ‘vis a vis’ pois de ‘nos lermos’ já são conhecidos, e, mal começo a pensar num jantar/almoço agradável, além do factor tipicidade a quem vem de fora junta-se um salivar que vai nascendo, eu gosto de sopa da pedra como companhia quando da outra me sento à mesa, quando cá em Almeirim é pavloviano: vou estar com um cyber-amigo ainda ‘desconhecido’? encontrar-me com quem já não vejo há que tempos? à amizade junto logo o caldo da sopa da pedra, cheira e sabe bem e desmói melhor, mesmo que haja um feijão a mais o traque não fica a soar no silêncio dos lugares vazios à mesa, que esses é que são dos cheirosos.
para além da “reunião familiar” de hoje à noite (esta manhã chegou o Miguel e já não nos vemos há dois anos, todos menos a Filipa que esteve com ele no final do ano), acabei de mandar um mail a fazer convite para stop por cá a um xitimela que há-de vir do Porto no fim-de-semana direito a Lisboa, intervalo para “uma sopa de pedra” e muita conversa, alguém que não é dos blogues mas é como se fosse: quando calha vermo-nos fico horas a falar com ela, igual ou até melhor que fazer uma série de leitura de dez posts seguidos, todos bons: os cliques do saltitar duns para outros é uma lotaria onde há vezes em que há prémio, e quando calha gostarmos assim tanto do que lemos e aparece a oportunidade do tal “finalmente! és tu o ‘tal’!”, não hesitar e espreitando a oportunidade falar também no xitimela e na tal dita, a exótica e fumarenta pedra, no caso já apalavrada e na fase de telefonema para acordar data, o que vou fazer mal faça ‘edit’. e a ementa já é conhecida!... :)

4 comentários:

Anónimo disse...

Como é bom te ler. És alma PURA menino .Curte teu menino, aproveita bem ,mata essa saudade. Beijos a todos vcs aí em casa mas um especial para tí . :) é bom te sentir feliz, ou desbigodado ,e hehehehehe quero fotos.

th disse...

Sopa da Pedra, sopa da pedra...! a mim parece-me teia de aranha para atrair assunto...lol

Anónimo disse...

Tareca, será que tu lês mesmo tudo o que ele escreve???

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.