sexta-feira, 6 de abril de 2012

 
SÍSIFO, NARCISO & EU

a noite verniz e desapossada dos meses quentes
assenta melhor a este lugar: a Bica de Duarte Belo, ou apenas
Bica, a inclinada

onde a multidão insegura, em geral bem-parecida, segura
numa das mãos o copo, na outra o cigarro
palavreia minudências em pequenos grupos, olhando-se extensamente
num rodopio que passeia entre si própria e os bares

nunca tantos projectos alguma juventude, noutra época
e noutro lugar, soube prometer e não consumar

noite a-pós noite a grande enunciação do que ainda se fará
e não se fará nunca, por causa

pese embora este Inverno de onde escrevo, que não logra
escorraçar o agregado da sua posição oblíqua, resvalando para o rio
nunca para vogar daqui para fora, mas para ficar no Cais
como quem por pertinácia não abandona o Verão

a chuva faz cerimónia, não se impõe à invalidez local, e eu tomei
o meu posto, às vezes sentado no anfiteatro dos degraus, outras vezes
no esforço de me manter de pé, encantador

hoje não vim desapossado, as circunstâncias
fizeram com que chegasse de outro lado para beber apenas uma
e de novo partir

tenho um saco despropositado com metade
da reedição do livro anterior, que pesa, que chateia, que não tive
maneira de largar noutro lado e agora me acompanhará
até que recolha, não se sabe em que figura, a casa

cinquenta livros (as edições de poesia são felizmente regradas)
que no fim da noite terão de subir a rampa desta rua e caminhar sem
ajudas para Campo de Ourique (não se comovam: vendi um livro

apanhei um táxi)

subir a inclinação - inclinada em bis pela cerveja - com o peso do saco
fez-me pensar que aquilo que carreguei a noite toda não eram livros
era o meu ego

que pesava mais conforme ascendia



Miguel-Manso, "Ensinar o Caminho ao Diabo", Os caminhos de Gent, Março de 2012


o Miguel apresentará este livro - e o "Um Lugar a Menos", prosa poética - no próximo dia 14, às 16 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Almeirim. de amanhã a oito dias, e eu gostava de lá vos encontrar, tantos, tantos de vocês: gostarão do Miguel, adorarão os seus livros, e, sorte minha, estou em crer que gostarão também de me conhecer a mim :-)

Sem comentários: